quarta-feira, 31 de maio de 2017

Para a construção da Genealogia da comunidade escolar de Castro Verde – I

Para a construção da Genealogia da comunidade escolar de Castro Verde – I

Escola de S. Marcos da Atabueira - 1887
Professor: José Inácio Bravo
16 Alunos inscritos:
A. Francisco Guerreiro, Joaquim dos Martyres, João Sobral, Manuel Gatto, A. V. de Carvalho, A. Ignacio, José Guerreiro, Francisco Gatto, José Marques, Francisco Ignacio, Manuel Romão, José Luiz, Joaquim Catharina, José António, José Baptista e António Manuel.
18 dias de aulas no mês de janeiro iniciadas a 7 de janeiro (sexta-feira). Não havia aulas às quintas e aos domingos. Do total de alunos, cinco deles nunca estiveram presentes em qualquer aula (A. V. de Carvalho, A. Ignacio, Francisco Gatto, José Luiz e Joaquim Catharina).
No mês de Fevereiro apareceram inscritos mais cinco alunos: Venâncio Guerreiro, Custodio Luiz, António Castilho, Bartholomeu Raposo e José Mendes. Estes apenas começaram a frequentar as aulas na ultima semana do mês. Na ultima 5ª feira do mês houve aulas. Do total de alunos, cinco deles nunca estiveram presentes em qualquer aula (A. V. de Carvalho, A. Ignacio, Francisco Gatto, José Luiz e Joaquim Catharina).
No mês de Março, aparecem inscritos mais 4 alunos: José Brabo [sic], António Brabo [sic], Francisco Ventura e Venâncio Faustino.
De novo na última 5ª feira do mês houve aulas. Do total de alunos, quatro deles nunca estiveram presentes em qualquer aula (A. V. de Carvalho, Francisco Gatto, Joaquim Catharina e Antonio Manuel).
No mês de Abril inscreveram-se mais dois alunos: Miguel Eugénio e José Esperança. Não houve aulas entre o dia 3 (domingo) e o dia 17 (domingo). Poderá corresponder ao período de férias da Páscoa, pois o domingo de páscoa foi a 10 de abril.
Do total de alunos, quatro deles nunca estiveram presentes em qualquer aula (A. V. de Carvalho, A. Ignacio, Francisco Gatto e António Manuel).
No mês de Maio há mais um aluno inscrito: Manuel Martins. As aulas são sempre de segunda a quarta, sexta e sábado.
Do total de alunos, cinco deles nunca estiveram presentes em qualquer aula (A. V. de Carvalho, A. Ignacio, Francisco Gatto, António Manuel e Venâncio Faustino).
No mês de Junho aparece inscrito um novo aluno: João Thomé. Nas duas últimas quintas-feiras do mês há aulas (ao contrário do que acontecia nos meses anteriores).
As aulas deste ano lectivo terminaram a 31 de agosto.
Seriam retomadas a 15 de Outubro com 28 alunos inscritos, mas apenas 7 estiveram presentes em uma ou mais aulas. Isto porque compareceram regularmente às aulas 4 alunos (Joaquim dos Martyres, Manoel Gatto, Francisco Gatto e Miguel Eugenio).
Mas esse já será o ano lectivo de 1887/1888.
Miguel Rego

Bibliografia:

Registo da frequência dos alunos – Principiou em 1 de Janeiro de 1887 e findou em 31 de Agosto de 1892. S. Marcos em 1 de janeiro de 1887.   

Sem comentários:

Enviar um comentário